quarta-feira, 23 de março de 2011

Comissão pede a expansão da UFPa e a implantação da Universidade do Sul/Sudeste do Pará

Uma comissão suprapartidária de parlamentares e dirigentes municipais do Pará esteve na tarde desta terça-feira, 22, no Ministério da Educação reivindicando a expansão da Universidade Federal do Pará ( UFPA), com a criação dos campi de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, e o de Salinópolis, no Nordeste do Estado, e a implantação da Universidade do Sul/Sudeste do Estado,em Marabá. “Levar Educação de qualidade e universal é um dos desafios mais significativos para o desenvolvimento da Amazônia e do Pará”, disse o deputado federal, Arnaldo Jordy (PPS) com o ministro da Educação, Fernando Hadad e com o secretário de Ensino Superior do MEC, Luis Cláudio Costa.
Jordy informou que dentro dos próximos cinco anos, o Pará deverá receber investimentos de mais de 110 bilhões de dólares, os quais demandarão da região maior infraestrutura e educação adequada para atender o fluxo migratório populacional e de crescimento. O parlamentar disse ainda que "diante deste nível de crescimento, os investimentos iniciais nos campi de Ananindeua e Salinópolis e da implantação da Universidade do Sul/Sudeste paraense serão de 25 a 30 milhões, além do custo com pessoal".
O Secretário Luis Cláudio Costa informou que o projeto está em análise para as avaliações de praxe, mas que em vista de sua importância regional e pela louvável iniciativa apresentada pelos parlamentares em lutar pela educação de forma unida, o projeto tem todas as condições de receber a aval do Ministério.
A iniciativa foi provocada pelo reitor da UFPA, Carlos Maneshy, que em defesa da ação disse que enquanto em outras regiões do país a educação pública superior responde por 70% da demanda e a particular por 30%, no Pará e na Amazônia a realidade destes número é completamente inversa. Presentes à reunião estiveram também os senadores Flexa Ribeiro (PSDB/PA) e Marinor Brito (PSOL/PS), que também falaram da importância do pleito para o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário