A Comissão de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS), abre nesta sexta-feira, 26, em Marabá, o Seminário de Formação de Conselheiros Tutelares do Sul e Sudeste do Pará. O objetivo é informar aos mais diversos atores sociais os procedimentos para identificação, encaminhamento e atendimento adequados às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A realização do Seminário foi uma recomendação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que, durante um ano, apurou crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes no Pará.
A abertura do encontro será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Cidade Nova. No sábado, segundo dia do evento, será no auditório da Universidade Federal do Pará, na Nova Marabá, sempre a partir das oito horas. Além dos conselheiros tutelares, podem participar conselheiros de direitos, professores e diretores da Escola, profissionais da área da assistência social, agentes comunitários de saúde e representantes da sociedade civil. O Seminário tem o apoio da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Pará.
A palestra magna do Seminário será feita pelo deputado Arnaldo Jordy, ex-relator da CPI da Pedofilia. Ele mostrará os resultados do trabalho realizado pela Comissão e traçará um quadro dos crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes no Estado. “A situação é gravíssima no Pará, sendo preciso mobilizar toda a sociedade para o combate a esse crime”, ressalta o parlamentar. Em cinco anos, o Pará registrou mais de 100 mil casos de abuso contra menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário