quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Jordy fala sobre projeto de educação ambiental para o Estado

Convidado pelo Grupo de Educação Ambiental do Estado (GEAM), formado por professores e outros profissionais ligados ao meio ambiente no Estado, o deputado federal Arnaldo Jordy discorreu nesta terça-feira, 26, na UEPA, sobre o projeto de lei apresentado por ele em junho de 2007, na Assembleia Legislativa do Estado, quando ainda exercia mandato de deputado estadual, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental e complementa no Pará a Lei Federal 9.795. A proposta substitui lei de 1990, que trata da educação ambiental nas escolas, mas que Jordy considera defasada.

O projeto de lei de Jordy foi encampado pelo Executivo estadual e virou um projeto de indicação, já aprovado, mas ainda não regulamentado. Para pressionar que a lei saia do papel, o GEAM, formado por profissionais ligadas à educação ambiental de órgãos como a UFPA, UEPA, IBAMA, DEMA, Polícia Ambiental, entre outros, convidou o deputado Jordy para falar sobre a iniciativa. Os participantes da reunião gostaram de conhecer a atuação do parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara,

Entre os participantes da reunião, muitos não sabiam da atuação do parlamentar na área ambiental. Jordy é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. “Fizemos a reunião porque queremos que a lei seja efetivada e foi muito importante ele ter ido lá. Muitos não sabiam que essa lei era dele e nem da atuação do Jordy na área do meio ambiente”, disse a professora Leila Rocha, da UFPA, que integra o GEAM.

A lei autoriza o Poder Executivo a constituir o Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental, formado por representantes dos órgãos de Meio Ambiente, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Saúde, Trabalho, Universidades,  da Assembleia  Legislativa  e  representantes de organizações não-governamentais, que acompanhará a Política Estadual de Educação Ambiental, de responsabilidade dos órgãos estaduais de Educação e de Meio Ambiente, do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Conselho Estadual de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário