quarta-feira, 16 de março de 2011

Belo Monte: Câmara aprova visita ao Pará para ouvir populações afetadas

Um grupo de deputados federais, integrantes da Comissão de Direitos Humanos, visitará o Pará para ouvir as populações residentes em áreas onde será instalada a Hidrelétrica de Belo Monte. Requerimento, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) e aprovado nesta quarta-feira (16), resultará na realização de uma audiência a fim de tomar conhecimento da situação destes ribeirinhos, muitos deles indígenas, que consideram enormes os impactos ambientais por causa do empreendimento.

O deputado propõe um encontro conjunto com Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comissão de Justiça e Paz, além de representantes do governo federal e estadual. "A reunião será para discutir projeto da hidrelétrica de Belo Monte e as consequências, a partir da licença prévia concedida para o início da obra", afirmou Jordy.

O parlamentar está preocupado principalmente com a redução da vazão de um dos trechos do Rio Xingu e com o deslocamento obrigatório das famílias que ali vivem há décadas. Nesta área vivem os Arara, Juruna, Xikrin, entre outros. Belo Monte vem sendo alvo de seguidos embates entre aqueles que não querem a usina e os que defendem a obra. A polêmica aumentou depois que foi concedida, em fevereiro de 2010, a licença prévia ambiental para sua construção.

Ao justificar o requerimento, Jordy relata que são inúmeras as denúncias de violações de direitos humanos após a autorização concedida pelo Ministério do Meio Ambiente.A audiência está prevista para ocorrer em abril. A data ainda não foi definida.


Texto: William Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário