O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) proporá à Câmara dos Deputados que investigue o tráfico de seres humanos no Brasil. O parlamentar pretende começar ainda nesta semana a recolher as assinaturas suficientes para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
“Estamos propondo a criação de CPI para apurar denúncias de tráfico humano no país, que envolve principalmente jovens paraenses”, disse.
Jordy quer quer o Congresso Nacional faça um levantamento sobre as rotas nacionais e internacionais, como agem as quadrilhas e propor mudanças na legislação para coibir casos diretamente relacionados com o tráfico de brasileiros: prostituição feminina e masculina, trabalho escravo e o desaparecimento de pessoas.
A ideia é usar como argumentos casos recentes como o de 85 travestis detidos em São Paulo, na semana passada, que foram recrutados por uma quadrilha para serem explorados sexualmente.
Ele também quer incluir no requerimento de criação de CPI as denúncias de tráfico envolvendo brasileiras que são enviadas para a Guiana Francesa, sob o pretexto de trabalharem como dançarinas. Muitas são submetidas a trabalho escravo, à prostituição e há, inclusive, casos de desaparecimentos.
Experiência
Arnaldo Jordy, que foi relator da CPI no âmbito da Assembléia Legislativa responsável por apurar denúncias de pedofilia no estado do Pará, pretende ainda fazer com que o Congresso levante casos que envolvam o tráfico de menores de idade.
Portal PPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário