(via Assessoria de Imprensa)
O deputado federal Arnaldo Jordy foi um dos palestrantes nesta sexta-feira (9), no III Encontro de Integração das APAEs do Estado do Pará, realizado no Hotel Regente, em Belém. O objetivo do evento é para debater e aproximar as APAEs do Pará, com troca de experiências para melhorar o funcionamento das instituições e fortalecer as relações. Com o tema “Direitos Humanos e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências”, Jordy falou sobre inclusão na educação prevista na Declaração de Salamanca como pilar do para o respeito e o desenvolvimento humanos.
Jordy ressaltou que a educação é o principal vetor para a construção de uma sociedade melhor, e contestou a falta de empenho do Governo em investir na educação especial e capacitar os profissionais que atuam nessa área. “Quando se discute educação não há uma voz dissonante. Todos concordam que a educação é um direito de todos, porém o que vemos na prática é totalmente o oposto, gasta-se muito em supérfluos, e deixa-se de lado algo tão importante que é a educação e a capacitação de profissionais da educação especial”, disse Jordy.
O deputado Jordy finalizou dizendo que o diferente ainda causa na sociedade certa estranheza, mas que isso deve ser combatido porque todos devem ser respeitados e ter direito à inclusão. “A industrialização estabeleceu comportamentos uniformes na sociedade, totalmente alheios ao que é diferente, e isso é algo que temos que combater, e um dos caminhos para isso é a educação inclusiva, por isso temos que trabalhar juntos, para que mesmo “diferentes” sejamos iguais”, completou Jordy.
Declaração de Salamanca
A Declaração de Salamanca é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial. Adotada em Assembleia Geral, apresenta os Procedimentos-Padrões das Nações Unidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Deficiências. É considerada mundialmente um dos mais importantes documentos que visam a inclusão social, juntamente com a Convenção sobre os Direitos da Criança e da Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Faz parte da tendência mundial que vem consolidando a educação inclusiva. A sua origem é atribuída aos movimentos a partir da década de 1960 em favor dos direitos humanos e contra instituições segregacionistas. As diretrizes da Declaração de Salamanca foram adotadas no Brasil em 2009, através de emenda constitucional estabelecendo princípios e práticas na politica do processo de inclusão e foi consolidada no Plano Nacional da Educação em 2011.
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