quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sessão Especial objetiva melhorias no IDH da Região do Marajo



Foi realizada uma Sessão Especial para o estudo e criação de estratégias para a melhoria do IDH/Índice de Desenvolvimento Humano na região do Marajó. Requerida pelo deputado federal Arnaldo Jordy, a sessão contou com a presença de vários deputados estaduais e federais, os secretários de saúde e de segurança pública, prefeitos dos municípios que compõem o arquipélago do Marajó, representantes do Movimento Marajó Forte e membros da sociedade civil. 

Jordy destacou que dos 16 municípios do Marajó, oito estão entre os 20 menores IDHs do país. “No município de Melgaço, o pior IDH do Brasil, metade da população é analfabeta, ou seja, nunca se sentou em um banco de escola”, afirmou o deputado. Ele observou, entretanto, que Marajó “é apenas uma pequena janela do processo de colonização que a Amazônia vive em relação ao modelo de desenvolvimento que poderia ser chamado de paulistocrata, que o país adotou desde os idos da década de 30 e do Estado Novo e que até hoje não foi revertido, apesar de esforços pontuais”.

O deputado ressaltou ainda que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Pará “há 11 anos disputa a última e penúltima colocação no ranking do Brasil, e não se pode colocar essa tragédia no colo de um partido só porque tanto o PMDB quanto o PT e o PSDB têm responsabilidade nisso, pois governaram o estado no período”. Todos tem uma parcela de culpa nesta questão, para Jordy, é preciso ter uma visão de estado e corrigir as distorções de forma estrutural.

Assessoria de Comunicação
Gab. Dep. Arnaldo Jordy

Nenhum comentário:

Postar um comentário