sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CRÍTICA: Tráfico de pessoas, bom tema de ‘Salve Jorge'

Se há uma trama de “Salve Jorge” que vem empolgando o público é aquela que envolve o tráfico de pessoas. As cenas de Totia Meirelles (Wanda) transportando uma “carga” de bebês, que em seguida vendeu, foram de arrepiar. Apesar dos cenários e da iluminação das boates e dos cativeiros em Madri e em Istambul de gosto bem discutível, o enredo é muito bom e cativante. A ação dos vilões causa repulsa e o sofrimento das vítimas enternece. É do que precisam as novelas, que, afinal de contas, vivem das torcidas que se formam a partir dessas oposições. Outro ponto forte é o fato de Wanda parecer uma pessoa comum e não uma vilã característica. Com isso, o público fica com a impressão (correta) de que o tráfico humano está bem perto dele.
Um dos melhores momentos da última semana ficou por conta do depoimento real de um pai que perdeu a filha para o tráfico de pessoas na Espanha. Olhando para a câmera, sem qualquer outra distração na cena, ele expressou sua dor e fez sua diegese. Corajoso, expôs os fatos sem romancear. Aliás, dada a dimensão da tragédia da família, nem precisava: a moça acabou morta.
Não é a primeira vez que Gloria Perez usa esse recurso em seus trabalhos. Para lembrar outra ocasião em que ela misturou fantasia e dura realidade com muito êxito, basta citar “Explode coração”, que tratou do desaparecimento de crianças. Graças à campanha, com a exibição de fotos e depoimentos, na época, 60 meninos sumidos foram achados.
Vale observar a maneira com que a autora constrói essas tramas: a ficção vem na frente e os depoimentos reais vão ganhando espaço graças a uma história inventada apresentada previamente. Em “Salve Jorge”, tudo o que é relacionado a esse assunto interessa
Fonte: Blog da Patrícia Kogut

2 comentários:

  1. Todas a tramas de novela tem um fundo panorâmico de da triste realidade mundial. Adultério, tráfico de pessoas, imigrantes ilegais. Basta parar e analisar e assim tiraremos algo bom que nos trará conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. A trama da novela que trata do tráfico de pessoas é ótima e educativa. Quando aparece um depoimento verdadeiro até arrepia. Se a novela não tivesse tantos personagens que não mostram a que vieram (o núcleo dos ricaços, por exemplo), se alguns atores não estivessem tão mal, até inexplicavelmente, como Claudia Raia, Vera Fischer, se o núcleo turco não tivesse ares de "déja vu", a novela até seria muito boa.

    ResponderExcluir