Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), tipifica como crime a contratação de crianças menores de 14 anos para trabalhar.
Segundo a proposta apresentada hoje (7), a exploração de mão de obra infantil será punida com pena que variará de 2 a 4 anos de detenção, além de multa.
Jordy diz que a exploração do trabalho infantil no Brasil remonta à época da escravidão e que, mesmo nos dias de hoje, o problema ainda perdura.
“É imperioso criminalizar a utilização do trabalho da criança e do adolescente, como medida somatória às políticas de erradicação deste mal que atinge ainda várias regiões do país, inclusive, em grandes metrópoles”, justifica o parlamentar.
As regras sugeridas pelo deputado do PPS atingem inclusive quem contratar crianças para apresentações artísticas ou publicitárias, sem a devida autorização dos órgãos competentes.
O deputado propõe que a mesma pena seja aplicada a quem fraudar contratos de aprendizagem, ou seja, exploradores de trabalhadores menores que burlam a Lei para conseguir mão de obra barata, pouco exigente e muitas vezes em situação de vulnerabilidade.
Por: William Passos
Nenhum comentário:
Postar um comentário