segunda-feira, 25 de maio de 2015

Jordy discute a cooperação entre o Brasil e o Líbano durante o Encontro da Diáspora Libanesa, em Beirute

 
Dep. Arnaldo Jordy no encontro da Diáspora Libanesa
    
O intercâmbio de estudantes brasileiros e libaneses, a cooperação acadêmica entre universidades daqui e do país do Oriente Médio e até o estabelecimento de uma rota aérea direta entre os dois países foram alguns dos assuntos tratados pelo deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) no Líbano, onde esteve na semana passada, para participar do Encontro da Diáspora Libanesa, a reunião de centenas de pessoas de todo o mundo que tem descendência libanesa ou apenas interesse em fortalecer a amizade ou os negócios com o Líbano.
       
O Encontro da Diáspora Libanesa ocorreu de 20 a 23 de maio, na capital, Beirute. A realização foi do Ministério das Relações Exteriores e da Imigração do Líbano. Jordy foi convidado a participar pela Embaixada do Líbano no Brasil e representou a Câmara dos Deputados, junto com outros cinco deputados brasileiros. O Encontro foi realizado pela segunda vez, e agora com o dobro de participantes, informou Jordy. De acordo com o Instituto de Cultura Árabe, o encontro tem como objetivo abordar os êxitos dos expatriados libaneses pelo mundo e incentivá-los a que se mantenham ligados à sua terra natal. O evento inclui reuniões setoriais sobre temas que vão da economia à ciência e à cultura. 
   
Jordy e o ministro da Justiça do Líbano, Ashraf Rifi
Só no Brasil vivem cerca de 9 milhões de descendentes de libaneses, ou seja, 5% da população do Brasil têm ascendência árabe. Por isso, um dos temas tratados por Jordy foi o estabelecimento de um voo direto entre os dois países, o que poderá ocorrer por iniciativa da companhia aérea Middle East Airlines, que é privada, mas que tem no governo libanês seu principal acionista. Hoje, as viagens entre os dois países passam por muitas escalas, e são cansativas. Outro tema relacionado ao desenvolvimento do turismo entre os dois países foi a desburocratização para a concessão de vistos.
  
O assunto foi tratado com o Banco Central libanês, que detém ações da companhia aérea; com o ministro da Justiça libanês, general Ashraf Rife; om o embaixador brasileiro no Líbano, Jorge Kadri; e com o cônsul brasileiro Kabalan Fragie, durante visita ao Parlamento libanês.
   
“A indústria do turismo tem um visível potencial de crescimento”,disse Jordy, sobre a possibilidade da vinda de libaneses ao Brasil e vice-versa. De acordo com o deputado, o Líbano vive hoje um período de paz, após o fim do conflito de 2006, e busca o desenvolvimento, por exemplo, em áreas como a pesca, no Mar Mediterrâneo. Para isso, conta com a experiência de engenheiros de pesca brasileiros, sendo esta uma das áreas de interesse para cooperação entre os dois países.
  
“Eles têm interesse na indústria da pesca, que é um setor fraco aqui; e estão dispostos a fazer intercâmbio nas áreas que sejam de interesses para os dois países”, informou Jordy, que também tratou com os libaneses sobre a remoção de entraves do Mercosul aos negócios com o Líbano. “Alguns negócios esbarram nas regras do Mercosul. Outros produtos [do comércio entre os dois países] podem ser negociados bilateralmente”, informou o deputado.
  
O Encontro da Diáspora Libanesa reuniu quase mil pessoas dos mais diferentes países, de todos os continentes. Do Brasil, além de seis parlamentares, alguns empresários também formaram a missão ao país do Oriente Médio.
  
Por: Assessoria Parlamentar
   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário