terça-feira, 16 de outubro de 2012

CPI do Tráfico de Pessoas vota pedidos de diligências

A CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara votará, nesta terça-feira (16), cinco requerimentos solicitando a realização de diligências em cinco estados brasileiros e no Suriname. O presidente da Comissão e autor dos pedidos, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), afirmou que as visitas investigarão in loco a alta incidência do crime de tráfico humano registrada nesses locais. Nas diligências, os integrantes da CPI também realizarão oitivas e audiências públicas para debater as graves denúncias recebidas pelo Congresso.

Segundo Jordy, a CPI deve iniciar as diligências no Suriname. O deputado ressaltou que presença de redes criminosas de tráfico de pessoas no país é grande devido às riquezas produzidas pela exploração de metais preciosos. Jordy destacou que diversas mulheres e adolescentes brasileiros são seduzidos por um suposto mercado de trabalho e depois se transformam em reféns de criminosos. 

O parlamentar também apresentou requerimento para a realização de diligências nos estados de São Paulo, Pará, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. De acordo com Jordy, os estados do Pará, Paraíba e Pernambuco apresentam uma alta taxa de tráfico de pessoas e São Paulo e Rio de Janeiro servem como porta de saída das vítimas para diversos países.

“Essas diligências são importantes para estabelecermos a gravidade do problema e procurarmos soluções. No Pará, por exemplo, a situação é tão crítica que em alguns municípios a incidência de casos é alarmante. Já em Pernambuco e Paraíba, apesar dos avanços do poder público, o tráfico humano ainda é bastante preocupante. Queremos entender também como funcionam as rotas estabelecidas por essas redes no Rio de Janeiro e São Paulo que acabam servindo como escoadouros de pessoas para a prostituição e até mesmo para o tráfico de órgãos”, disse Arnaldo Jordy.

Por: Roberto Emerich 

Nenhum comentário:

Postar um comentário